Acesso Bate Papo Blog Cartões Virtuais Classificados Contador Dinheiro Diversos Downloads Email Hosting Imagens Jogos Namoro Tráfego Troca Banner Troca Links Vídeos Webmaster
SERVIÇOS GRATUITOS
TUDO
   GRÁTIS

Desenvolvido por GEDAN.COM

Seja Bem Vindo! 
Usuário: Senha:
Esqueceu a Senha?

Notícias e Artigos

Dicas para Internautas Tudo Grátis

Como escrever um artigo

1-Sempre estruture um roteiro prévio.

2- Para cada artigo uma única tese (idéia central a ser defendida ). Um artigo não tem muitas idéias centrais, mas apenas uma única. Se você tem mais de uma idéia, então escreva mais de um artigo.

3- Depois de definir qual a idéia central a ser defendida (e redigi-la no primeiro parágrafo), chegou a hora da argumentação, de defender e sustentar sua idéia principal com fatos e argumentos. Para cada fato ou argumento, um único parágrafo. Escreva mais ou menos 8 argumentos (mínimo de 6 e máximo de 10). Significa 60 linhas, o tamanho ideal de artigo.

4- Reestruture os argumentos por ordem de importância (pirâmide invertida). Ou cronológica (pirâmide convencional). Na etapa anterior, você só enumerou os argumentos. Nesta você vai ordená-los. Ainda estamos na etapa da estrutura, do esqueleto.

5- Chegou a hora da segunda etapa da construção do artigo: colocar os tijolos e paredes. Ou se você preferir outra alegoria, encher o esqueleto de carne e músculos. É a hora de explicar detalhadamente cada fato ou argumento.Explique, apresente exemplos, histórias, números que sustentem cada parágrafo.

6- Encontre um abre (lide/lead), uma abertura que chame (e prenda) a atenção do leitor. Busque uma frase de impacto ou uma história interessante que ilustre a tese central. O essencial é se lembrar da necessidade de fisgar o leitor já na primeira linha para ler todo o teu artigo. A concorrência é grande. O autor precisa prender o leitor na primeira linha e despertar, no primeiro parágrafo, o interesse de ler até o final.

7- Para que o texto permaneça “martelando” na cabeça do leitor, para que ele pense sobre o assunto, comente, repercuta o que leu, é necessária uma boa conclusão. A conclusão é quase tão importante quanto o lide. Uma fórmula interessante e de fácil execução é “arredondar” o artigo. Ou seja, fazer com que o leitor volte ao início, como se tivesse andado em círculo. Para isso, basta repetir no último parágrafo a idéia central do abre. Obviamente com outras palavras e argumentos.

8- Por fim, releia quantas vezes for necessário, inserindo idéias novas e histórias relevantes. Teça um fio condutor do primeiro ao último parágrafo. Fio condutor é uma uniformização do estilo, uma idéia. Por exemplo: se você for escrever sobre Lula e o sindicalismo, pode buscar antecipadamente palavras-chaves e jargões usados por sindicalistas e petistas, como companheiro, assembléia, palavra-de-ordem, etc. E distribuir essas palavras ao longo do texto, dando um clima extra ao artigo, inserindo o leitor num ambiente próprio que vai ajudar a manter o interesse pelo texto e a aumentar a compreensão do assunto.

Leia também Como escrever um bom artigo

3929 Visualizações
Autor : Daniel Gennaro       Mais no Site : http://www.gedan.com